• MUNDO RECOMENDA ERRADICAÇÃO DA POBREZA E MAIS EMPREGO DIGNO


    A comunidade internacional, reunida na Segunda Cimeira Mundial das Nações Unidas para o Desenvolvimento Social, assumiu o compromisso de implementar uma agenda global centrada nas pessoas, com prioridades para a erradicação da pobreza, promoção do emprego digno e inclusão social.

    Trinta anos depois da primeira Cimeira, e no ano em que as Nações Unidas celebram o seu 80º aniversário, os participantes ao evento reforçaram a importância de políticas que coloquem o ser humano no centro da acção dos Estados.

    O Embaixador Francsico José da Cruz, Representante de Angola junto das Nações Unidas, Francisco José da Cruz, destacou que a realização da Cimeira decorreu num contexto internacional marcado por tensões geopolíticas, desigualdades persistentes, bem como desafios ambeintais e tecnológicos, factores que tornam ainda mais relevante a Declaração de Doha, aprovada pelo participantes.

    O documento reflecte o empenho renovado da comunidade internacional em promover políticas sociais sustentáveis e inclusivas, acelerar o combate à pobreza e reforçar a criação de empregos produtivos e trabalho digno.

    O Embaixador Francisco José da Cruz salientou o incentivo da ONU à cooperação Sul-Sul, assenta na solidariedade e na partilha de conhecimentos e experiencias, e alertou para o peso da dívida e as dificuldades de acesso ao financiamento, que limitam o crescimento dos países em desenvolvimento.

    O diplomata sublinhou a importância da implementação do Compromisso de Sevilha, aprovado na 4ª Conferência sobre Financiamento para o Desenvolvimento, que propõe reformas profundas nas instituições financeiras internacionais, a fim de criar soluções mais eficazes para acelerar o desenvolvimento sustentáveis.

    A poucos dias da comemoração dos 50 anos da Independência Nacional, o Representante Permanente de Angola na ONU apelou às novas gerações para preservarem a memoória e assumirem o compromisso com o futuro do país. " O futuro de Angola depende da responsabilidade colectiva e do contributo de cada cidadão", declarou o Embaixador Francisco José da Cruz.

    O Chefe de Estado angolano, João Lourenço, foi representado na 2ª Cimeira Mundial das nações Unidas para o Desenvolvimento Social pela Ministra de Estado para a Área Social. No evento, Maria do Rosário Bragança destacou o papel de Angola na promoção da inclusão e protecção social, com ênfase para o Programa Kwenda.