Angola reiterou na sexta-feira, 30 de Janeiro, o desejo de reforçar a cooperação no domínio da pax e segurança com as Nações Unidas, após a conclusão exitosa do curso de formação de formadores de efectivos da Polícia Nacional para as Missões de manutenção da paz.
A intensão ficou patente durante um encontro de trabalho entre o Representante Permanente de Angola junto das Nações Unidas, Sua Excelência Embaixador Francisco José da Cruz e o Subsecretário-Geral das Nações Unidas para as Operações de Paz, Sua Excelência Jean-Pierre Lacroix.
A ocasião serviu para o Embaixador Francisco José da Cruz agradeceer ao Departamento de Operações de Paz pelo envio de uma equipa de instrutores certificados pela ONU, que ministrou, em Luanda, dois (2) cursos, nomeadamente a formação de formadores que decorreu de 3 a 24 de Novembro e a formação de pré- desdobramento, de 25 de Novembro a 12 de Dezembro de 2025.
Segundo o diplomata angolano, as formações interactivas e baseadas na prática contribuirão significativamente para o aumento do desempenho e das competências dos formandos.
Neste contexto, abordaram a pretensão de Angola, de criar Centros Regionais de Formação para Operações de Manutenção da Paz, com o objectivo de formar oficiais a nível estratégico (Estado-Maior) e pessoal a nível operacional e táctico.
Por outro lado, as duas entidades trocaram impressões sobre a situação prevalecente no leste da República Democrática do Congo RDC.
O Embaixador Francisco José da Cruz informou o seu interlocutor sobre o contínuo engajamento do Presidente da República, Sua Excelência João Manuel Gonçalves Lourenço, que recebeu, recentemente, uma delegação de representantes da Conferência Episcopal Nacional do Congo (CENCO) e da Igreja de Cristo no Congo (ECC), no quadro dos esforços diplomáticos para a promoção da paz e da estabilidade no leste da República Democrática do Congo.